Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

BIOPOTENTE



Total de visitas: 124293
UFCG (2ª etapa) Resolvida

01 - Analise o esquema em que é mostrada uma síntese sobre os conhecimentos que retratam a origem da vida.

Com bases no esquema podemos fazer o seguinte julgamento:
I) Não há um consenso quanto à origem da vida, mas a maioria dos cientistas acredita que o primeiro organismo era unicelular e procarionte.
II) Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.
III) Os primeiros seres vivos eram estruturalmente simples e, por meio de reações químicas elementares, conseguiam obter energia para sua sobrevivência, absorvendo matéria orgânica do meio e degradando-a em substâncias mais simples, na presença de oxigênio.
IV) Atualmente acredita-se que os seres vivos estão sujeitos a uma seleção natural
V) A evolução é um processo rápido. Assim, podem-se observar as mudanças nos seres vivos em pouco tempo.
Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
a) II, III e IV.
b) II, III e V.
c) III, IV e V.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.


02 - “A expectativa de vida do ser humano cresce em quase todo o planeta. Hoje no Brasil está em torno de 70 anos. A vida mais longa e saudável é uma das mais impactantes conquistas da civilização. Ela decorre da alimentação adequada, das melhorias sanitárias nas cidades, dos avanços da medicina de diagnóstico e da farmacologia... A boa notícia é que a cada dia a ciência descobre como interceptar as ordens para desligar o organismo e mantê-lo alerta com o corpo de um jovem... “ (As idades do corpo – Revista Veja, 24 de maio de 2006, p. 93).
Os bons resultados apresentados nesta reportagem, aos nossos olhos, parecem resultar da união bem articulada, dum conjunto de ferramentas naturais adquiridos gratuitamente ao nascimento e, também do conhecimento acumulado e oferecido à humanidade – A tecnociência, capaz de incluir as populações, sem distinção. Contudo, podemos afirmar que as informações veiculadas pela mídia, podem, em alguns casos, gerar confusão para o leitor, por omitir elementos essenciais à sua compreensão. Por outro lado, a leitura interdisciplinar do conhecimento é uma condição necessária para o entendimento da informação no mundo contemporâneo.
Leia os textos abaixo veiculados na mídia escrita e identifique qual(is) alternativa(s) está(ão) de acordo com a afirmação acima.
I - “A pele é o maior órgão do corpo humano. Nos adultos, tem uma área de até 02 metros. As rugas, os sucos e as bolsas de gorduras que aparecem no rosto e se aprofundam ao longo dos anos resultam de uma série de alterações metabólicas e funcionais. À medida que a idade avança, as glândulas sebáceas ficam mais preguiçosas e as três camadas que formam a
pele passam a ser mais finas e permeáveis, o que contribui para deixá-la ressecada....”.
II - Um homem adulto tem no corpo um volume médio de 5,6 litros de sangue. O vermelho é a cor das hemácias, cuja concentração no fluido é de 4,5 a 5,5 milhões por mm3 sem essas células o sangue assume uma coloração amarelada igual à urina. Atualmente os exames de sangue avaliam as funções do corpo a detectar e prevenir doenças. Os mais modernos são capazes de medir o risco de desenvolvimento de enfermidades no futuro....
III - A aplicação terapêutica de células-tronco proporcionará a cura de inúmeras doenças num futuro próximo. Estas células, portadoras de alta capacidade de regeneração, são estudadas clinicamente para regenerar órgãos e formar novos tecidos, além de substituírem o transplante de medula óssea em casos de alguns tipos de câncer....
IV - O termo biotecnologia (bio = vida, logos = conhecimento e tecnos = utilização prática da ciência), num sentido amplo, diz respeito a uma variedade de técnicas que o homem utiliza há séculos visando o benefício da humanidade; por exemplo no estudo da biologia funcional, na criação de OGMs,na produção de vacinas, medicamentos, enzimas, hormônio, entre outros.
(Fontes: Algodão Brasil em Revista - Revista Veja – Revista Época – Revista Galileu – Revista Brasileira de Biotecnologia).
Assinale a alternativa correta.
a) IV.
b) II.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I.



03 – Observe o esquema abaixo. Ele representa, a partir do hipotálamo, a produção do cortisol.

O termo hormônio é originado da palavra grega “excitar “. Os hormônios são mensageiros químicos que estabelecem comunicação entre as várias partes do corpo, algumas delas relacionadas com a regulação homeostática. O esquema acima mostra a síntese do cortisol a partir do estímulo no hipotálamo. A produção desse autacóide ocorre de forma circadiana em todas as espécies de mamíferos com maior produção nos momentos de maior intensidade metabólica.
Com base no esquema acima associe a coluna I com a coluna II, abaixo.

A afirmativa correspondente que relaciona estrutura com atividade é:
a) I2 II3 III4 IV1 V6 VI5.
b) I3 II4 III5 IV6 V5 VI2.
c) I4 II2 III3 IV5 V4 VI1.
d) I5 II6 III2 IV4 V3 VI1.
e) I6 II5 III1 IV2 V3 VI4.


04 - Um professor de biologia conduziu seus alunos para um trabalho de campo numa área de vegetação da Caatinga para uma aula prática sobre ecologia de insetos. Observaram que sobre as folhas de certa planta havia um tipo de gafanhoto verde, conhecido de todos por “esperança” e um determinado tipo de “louva-a-deus”, também da cor verde. O primeiro desses insetos alimenta-se de folhas da planta e enterra seus ovos no solo, enquanto o segundo é predador, alimenta-se de insetos e usa o caule da mesma planta para fixar seus ovos. Esses insetos apresentam:
a) Mesmo habitat e mesmo nicho ecológico.
b) Mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
c) Mesmo habitat e função de decompositores.
d) Diferentes habitats e biocenoses iguais.
e) Diferentes habitats e mesmo nicho ecológico.


05 - Os pesticidas orgânicos foram desenvolvidos a partir da década de 40 do Século XX. Sua grande eficácia contra pragas da lavoura provocou grande interesse aos produtores. Por outro lado, sua alta persistência residual no ambiente tem preocupado as autoridades públicas, organizações não governamentais de proteção ao meio ambiente e a população em geral, que vêem relatos de danos ambientais irreversíveis.
É CORRETO afirmar que a utilização de pesticidas pelo homem:
I – Provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas.
II – É um importante recurso disponível para o controle de pragas na agricultura, principalmente por apresentar especificidade biológica e serem biodegradáveis.
III – Leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar.
IV – É uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio biológico, uma vez que os pesticidas atuam diferentemente sobre os organismos que se deseja eliminar.
V– Provoca aumento gradativo da concentração de produtos tóxicos, a cada nível trófico da cadeia alimentar.
Assinale a alternativa correta:
a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) II, III e V.
d) III, IV e V.
e) I, III e IV.


06 - Evolução é o processo no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas (veja Figura A). A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais (homologia e analogia – veja Figura 2).

Com base na leitura do texto que inicia a questão 06 das figuras A e B acima, analise as afirmativas abaixo, indicando as corretas.
I- Os seres do Reino Monera são unicelulares e procariontes representados pelas bactérias e algas azuis ou cianofíceas. Exibem uma estrutura celular relativamente simples. Ao contrário do que ocorre com as células dos demais seres vivos, nos moneras não existe a carioteca ou membrana delimitante do núcleo. Assim, nos moneras não se verifica a presença de núcleo individualizado.
II- O parentesco evolutivo é muito mais observável entre algas e plantas do que entre fungos e animais. A enorme diversidade de fenótipos em uma população é indicadora da variabilidade genética dessa população, podendo-se notar que esta é geralmente muito ampla.
III- Os organismos do Reino Animalia são os mais evoluídos nesta escala filogenética. Inclui organismos pluricelulares sem pigmentação fotossintetizante, eucarióticas e multicelulares. A nutrição é heterotrófica e inclui animais vertebrados e invertebrados.
IV- O Reino Protista inclui seres heterótrofos e autótrofos, unicelulares, eucariontes, representados pelos protozoários - como amebas e paramécios - e certas algas unicelulares - como euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas.
V- A irradiação adaptativa caracteriza a diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos adaptados e que exploram ambientes diferentes. Embora a irradiação adaptativa não indique um grau de proximidade comum, apresentam linhas evolutivas que originaram várias espécies.
VI- A evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual. Assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação.
Estão corretas as afirmativas:
a) II, IV, V e VI.
b) I, III, IV, V e VI.
c) I, II, IV, V e VI.
d) III, IV, V e VI.
e) I, II, III, IV, V e VI.


07 - As sensações de coração em disparada e de “ter os cabelos em pé” experimentadas por pessoas assustadas por um filme de terror, ou ainda ao submeter-se a um exame VESTIBULAR, são exemplos bem conhecidos das respostas automáticas do corpo às alterações do ambiente físico ou de cunho emocional.
Analise as assertivas considerando os eventos que decorrem de situações estressantes:
I – As sensações descritas no texto são fundamentadas pela ação do sistema nervoso autônomo que atua sem a participação consciente do indivíduo.
II – As sensações de eriçamento do pêlo experimentadas nas situações de medo são decorrentes da liberação de serotonina pelas terminações nervosas.
III – Os batimentos cardíacos são intensificados (taquicardia) como resposta à atividade do sistema nervoso simpático.
IV – A musculatura esquelética torna-se rígida em decorrência da ação do sistema nervoso parassimpático que libera acetilcolina nas placas motoras .
V – A manutenção das condições de homeostase do corpo e a coordenação das respostas corporais ao exercício e ao estresse constituem funções gerais da atuação do sistema nervoso de vida vegetativa.
A seqüência de assertivas CORRETAS é:
a) I, III e V.
b) II, IV e V.
c) I, II e III.
d) III, IV e V.
e) I, II e V.


08 - Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os hormônios. Estes são produzidos pelas glândulas endócrinas e se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo.
No que diz respeito à relação entre os sistemas nervoso e endócrino, analise as assertivas:
I - O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.
II – O hipotálamo controla as atividades da hipófise posterior (neurohipófise), enquanto que o controle da hipófise anterior (adenohipófise) é feito diretamente por neurônios oriundos do córtex cerebral.
III – Os hormônios produzidos pela hipófise anterior podem atuar diretamente sobre as células em diversas partes do organismo (Ex. hormônio do crescimento) ou sobre outras glândulas endócrinas (Ex. hormônios gonadotrófico e tireotrófico).
IV – O sistema porta-hipofisário é o meio pelo qual os fatores de liberação oriundos do sistema nervoso chegam até à hipófise anterior, local em que exercem seus efeitos de liberação ou inibição.
Estão CORRETAS:
a) III e IV.
b) I, II e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.


09 - No Brasil, o câncer mais freqüente em humanos é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. Em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA 2006).
A ação da radiação solar é capaz de levar ao surgimento do câncer pois:
a) Produz queimaduras de 2º grau na pele o que provoca a morte das células.
b) Pode promover mutações gênicas nas células epiteliais.
c) Promove desidratação celular e liberação de radicais tóxicos.
d) Produz alterações nas mitocôndrias comprometendo a produção de ATP.
e) Rompe as membranas celulares, e os lisossomas produzem reações destruidoras.


10 - Os microorganismos têm sido considerados por muitos, os “vilões” entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que a maioria apresenta aspectos positivos, quando utilizados na indústria farmacêutica, de panificação, na produção de vacinas, bebidas fermentadas, assim como desempenham importantes funções ecológicas. A opção em que figura a seqüência correta das doenças causadas por bactérias, fungos, vírus e protozoários, é:
a) gonorréia / micose / malária / dengue.
b) raiva / blastomicose / chagas / tuberculose.
c) micose / gripe / cólera / esquistossomose.
d) sífilis / herpes / micose / doença do sono.
e) tétano / sapinho bucal / caxumba / úlcera de Bauru.



Questões discursivas

I - Analise as imagens abaixo

O ecossistema traduz o conjunto dos relacionamentos mútuos entre o meio ambiente, a flora e a fauna que o compõe, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico. Biogeocenose: é o conceito que traduz o tipo de relação que devemos adotar com toda a biodiversidade do planeta. É dessa nova ordem que devemos nos portar e retribuir à natureza aquilo que dela recebemos.

Considerando o conjunto de relacionamentos mútuos relacionados na figura acima (A e B) e pelos fenômenos físico-químicos indicados pelas setas I, II, III, IV, V e VI. Responda:
a) Qual (ais) a (s) importância biológica para as plantas das formas de vida indicadas em VII?

b) Quais os ciclos biogeoquímicos representados acima são vitais para plantas e mamíferos? Justifique a sua resposta.


II - Um dos atuais desafios do Brasil é aumentar a oferta de álcool combustível. Sinônimo de combustível renovável, que polui menos em comparação com os derivados de petróleo, o etanol voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário energético do país e também começou a ser desejado por várias outras nações. No caso do Brasil, os responsáveis pelo renascimento do álcool são os carros bicombustíveis, ou “flex fuel”, que podem ser reabastecidos com álcool ou gasolina, ou ainda com os dois juntos. Atualmente, dos 15 bilhões de litros de álcool produzidos, o Brasil exporta apenas 3 bilhões. A demanda do mercado externo vai aumentar principalmente pelo alto preço do barril de petróleo e para atender às prerrogativas do Protocolo de Kyoto, em que as nações desenvolvidas terão que reduzir em 5% as emissões de dióxido de carbono (CO2), gás resultante, principalmente, da queima de derivados do petróleo. As soluções para o aumento da produção do álcool englobam desde tecnologias de engenharia genética, novas variedades de cana-de-açúcar até a simples expansão da área agrícola, o que em última estância tem implementado a produção do álcool. (Revista Ciência e Tecnologia no Brasil – Pesquisa FAPESP, abril 2006, nº 122, p. 62-70).

Considerando a preocupação atual com a produção de recursos energéticos, conforme mostra o texto, explique:
a) No tocante à aplicação de técnicas de DNA recombinante (engenharia genética), de que maneira a biotecnologia tem contribuído na produção do álcool?

b) Qual a importância para o meio ambiente, nos paises industrializados, da adoção do Protocolo de Kyoto no que diz respeito à substituição gradativa das matrizes energéticas.



Respostas, com comentários:

1. E. As primeiras células surgidas nas águas mornas dos oceanos pré-cambrianos certamente teriam uma estrutura muito simples e uma composição química elementar. É claro que o equipamento enzimático das células autótrofas, capaz de efetuar todas as complexas etapas da fotossintese, não poderia existir naquelas primeiras células, tão simples, que começavam a aparecer. Seria muito mais fácil (e mais lógico também) que tais células se nutrissem da imensa "sopa protéica" acumulada nos mares durante todos os milhões de anos que antecederam o aparecimento da primeira célula, do que admitir a possibilidade do surgimento da primeira célula viva já dotada do numeroso elenco de enzimas encontrado nas células autótrofas dos nossos dias. É bem possível que, posteriormente, algumas células tenham desenvolvido equipamento enzimático capaz de promover a oxidação de compostos inorgânicos. A energia obtida a partir de tais oxidações permitia a formação de compostos orgânicos. Estava "inventada" a quimiossíntese. Surgiam os primeiros autótrofos. Eram autótrofos quimiossintetizantes.
Só quando algumas células adquiriram, provavelmente por endossimbiose, a capacidade de sintetizar a clorofila ou pigmento semelhante, com aptidão para reter e utilizar a energia da luz solar, é que se tornou possível a realização da fotossíntese. Entravam no palco da Natureza os seres autótrofos fotossintetizantes. E, como esses seres passaram a eliminar oxigênio para a atmosfera, produto da fotólise da água, isso abriu caminho para que surgisse um novo tipo de organismo - o dos seres de respiração aeróbia (que respiram o oxigênio do ar). Até então, todos os organismos existentes eram anaeróbios (seres que não precisam nem utilizam o oxigênio para a respiração).
Foram necessários mais de um bilhão de anos pra que esses organismos (e muito mais recentemente o homem) se adaptassem ao maior impacto ambiental que a Terra já vivenciou, ou seja, a mudança de uma atmosfera redutora para altamente oxidante como esta em que vivemos nos dias atuais, contendo em torno de 21% de oxigênio.

2. E. Ocorre uma integração entre as glândulas sudoríparas, que eliminam suor, ajudando no resfriamento do corpo, e também as glândulas sebáceas, que secretam gordura para evitar a evaporação d"água, mantendo o animal aquecido e os pêlos de seu corpo maleáveis. Esse equilíbrio entre as glândulas sudoríparas e as sebáceas é que permite aos mamíferos manter a temperatura do corpo constante, mesmo quando a temperatura do ambiente varia. À medida que a idade avança, as glândulas sebáceas ficam mais preguiçosas e as três camadas que formam a pele passam a ser mais finas e permeáveis, o que contribui para deixá-la ressecada. Diminui a produção de fibras elásticas que dão firmeza e sustentação à pele. O sistema imunológico cutâneo torna-se mais frágil, o que a deixa mais suscetível a alergias, infecções e lesões.

3. A. O hipotálamo secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisários e outros a suprimem. A interligação dos sistemas nervoso e endócrino está representada, portanto, pelo sistema hipotálamo-hipofisário. Os hormônios reguladores hipotalâmicos são o liberador de gonadotropina (GnRH), que estimula a produção de FSH e LH, o liberador de tireotropina, estimulando a produção de TSH, o liberador de somatotropina, estimula a liberação de GH, dopamina, inibe a produção de prolactina e TSH, o hormônio somatostatina, inibe a produção de GH, liberador de corticotropina, estimulando a produção de ACTH. O Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH) atua como estimulante da secreção e liberação de glicocorticóides pelo córtex da glândula supra-renal ou adrenal.

*Autacóide define substâncias auto-farmacológicas (termo introduzido por Sir Henry Dale). Substâncias auto-farmacológicas ou simplesmente autacóides são produzidas pelo próprio organismo e não atuam no próprio local de produção. Entre elas, incluem-se os hormônios produzidos em órgãos específicos e que atuam a distância -- como insulina, tiroxina e cortisona. Autacóides também incluem substâncias produzidas difusamente por todo o organismo. O primeiro autacóide desse tipo a ser identificado foi a angiotensina -- de propriedades vasoconstritoras.

4. B. “Esperança” e “louva-a-deus” pertencem a espécies diferentes que ocupam ao mesmo habitat. "Esperança" alimenta-se de folhas da planta e enterra seus ovos no solo, enquanto “Louva-a-deus”é predador, alimentando-se de insetos e usando o caule da mesma planta para fixar seus ovos; apresentam, portanto, comportamentos ou nichos ecológicos diferentes.

5. B. O DDT e outros organoclorados são agrotóxicos de efeito cumulativo nos seres vivos. Os produtores contaminados, quando ingeridos pelos consumidores, contaminam-nos, prejudicando toda a cadeia alimentar. Normalmente os agrotóxicos disseminam-se pelos ecossistemas aquáticos e terrestres. Por não serem degradados com facilidade, permanecem no ambiente por muito tempo. Além disso, apresentam efeito cumulativo nas cadeias alimentares, aumentando progressivamente a sua concentração nos diversos níveis tróficos.
Bioacumulação é o processo pelo qual a concentração de pesticidas e de outros produtos químicos aumenta no organismo ao longo do tempo. Essa acumulação ocorre quando a ingestão de uma determinada substância é superior à correspondente taxa de excreção ou metabolização; é a acumulação, pelos organismos vivos, de substâncias tóxicas sem conseguir eliminá-las, contaminando-se cada vez mais ao longo do tempo, mesmo vivendo em um ambiente pouco poluído.

Biomagnificação é o processo pelo qual a concentração dos pesticidas e outras substâncias aumenta à medida que se movem pela cadeia alimentar. Cada nível da cadeia trófica será lugar para um processo de aumento da concentração dos poluentes persistentes na biomassa, à medida que se sobe os diversos níveis da pirâmide ecológica. Eles se acumulam nos tecidos dos seres vivos e, por isso, se acumulam em cada vez maiores quantidades à medida que se sobe na cadeia trófica.

6. E. Por homologia entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homólogas podem exercer ou não a mesma função. O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. A homologia entre estruturas de 2 organismos diferentes sugere que eles se originaram de um grupo ancestral comum, embora não indique um grau de proximidade comum, partem várias linhas evolutivas que originaram várias espécies diferentes, fala-se em irradiação adaptativa. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
A analogia refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As estruturas análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco. Elas fornecem indícios que meios diferentes selecionam indivíduos diferentes mas o mesmo meio seleciona indivíduos muito semelhantes porque faz as mesmas exigências a todos. Assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.


7. A. Na derme há feixes de músculos lisos dispostos obliquamente que se inserem, de um lado na bainha conjuntiva do folículo e do outro na camada papilar da derme. A contração desses músculos provoca o eriçamento do pêlo, por isso é chamado de músculo eretor do pêlo.
O SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras.

8. E. A Neuro-hipófise ou posterior tem relação neural com o hipotálamo; os hormônios produzidos pelo hipotálamo e secretados pela neuro-hipófise são: ADH (hormônio antidiurético) e a Ocitocina. Adeno-hipófise ou anterior tem relação vascular com o hipotálamo (sistema porta); os hormônios GNRH, TRH, CRH e SRH são produzidos no hipotálamo e provocam a secreção pela adeno-hipófise dos seguintes hormônios: LH, FSH, TSH, ACTH e GH.
O sistema hipotalâmico-hipofisário é, no seu conjunto, responsável pela regulação de todas as funções vegetativas e da maioria das funções endócrinas do organismo, sendo assim o sistema mais importante no controle da homeostase do organismo.

9. B. A radiação UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

10. E. O tétano é uma doença grave causada pela toxina produzida por uma bactéria, o Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos) sob uma forma extremamente resistente, o esporo. Quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de produzir a toxina, que atua em terminais nervosos, induzindo fortes contrações musculares.
O sapinho, ou monilíase, é uma infecção fúngica bucal, causada por um fungo semelhante a uma levedura, Candida albicans, que também pode provocar assaduras e vaginite. Raramente invade tecidos mais profundos como o sangue, provocando uma candidíase sistêmica que ameaça a vida do doente. Essa infecção muito mais grave é mais freqüente em pessoas imunodeprimidas como, por exemplo, doentes com AIDS ou pacientes tratados com quimioterapia.
Causada por um vírus, o vírus da caxumba, é altamente contagiosa, de transmissão respiratória; as manifestações mais comuns, quando ocorrem, são febre e aumento das glândulas salivares (parotidite). Pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos, raramente resultando em surdez e esterilidade.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), também conhecida com os nomes de ferida brava ou úlcera de Bauru, é uma doença da pele e das mucosas provocada pelo parasito Leishmania brasiliensis e transmitida de animais a seres humanos e outros animais sadios pela picada do mosquito palha (flebótomo) - Lutzomyia intermedia, L. whitmani, L. pessoai, L. migonei, L. fischeri, L. flaviscutellata, L. umbratilis e L. wellcomei - contaminado.



RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÃO I
a) As formas de vida indicadas em VII; apresentam um relacionamento social tipo simbiótico com os vegetais, permitindo a observação de alguns benefícios a saber:
1. a assimilação de nitrogênio atmosférico que será disponibilizado as plantas na forma de NH3 (amônia);
2. fornecimento de nutrientes;
3. modulação da resistência da planta;
4. participa do desenvolvimento vegetal.

b) Os ciclos biogeoquímicos representados na figura (A e B), são: N2, O2, H2O, e CO2. Como justificativas poderemos acrescentar:
1. Necessários a respiração de plantas e animais;
2. Necessários a fotossíntese;
3. Necessário ao equilíbrio atmosférico;
4. Necessário ao fornecimento de Nitrogênio para as plantas e pelo seu desenvolvimento;
5. Responsáveis pelo equilíbrio edafoclimático;
6. Responsáveis pelo equilíbrio ecológico e biológico na biosfera.


QUESTÃO II
a) Os estudos em engenharia genética permitiram o mapeamento genético da cana-de-açúcar e possibilitam a criação de plantas geneticamente modificadas (transgênicos). A manipulação de genes relacionados a produção de sacarose permite que sua produção seja implementada. Através da biotecnologia ainda é possível realizar manipulação gênica de forma a produzir plantas com resistência elevada às pragas, permitindo que parte maior do plantio seja utilizada na produção do álcool.

b) A adoção do Protocolo de Kyoto favorece a substituição gradativa de combustíveis com elevado potencial poluente por substitutos menos poluentes - álcool, por exemplo - e dessa forma há redução dos agentes químicos que contribuem para o efeito estufa.